Conta de luz e IPVA poderá ser pago via PIX no Paraná

  • 12/01/2022
  • 0 Comentário(s)

Conta de luz e IPVA poderá ser pago via PIX no Paraná

O calendário de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) começa no dia 17 de janeiro e, neste ano, o contribuinte poderá pagar a guia via PIX, no banco de sua preferência - inclusive os digitais - por meio de um QRCode. Antes, só era possível pagar um boleto com código de barras, exclusivamente no Banco do Brasil.

A nova opção tem como objetivo facilitar a vida dos contribuintes, que enfrentaram algumas dificuldades para realizar a transação, principalmente durante a pandemia.

O pagamento pode ser feito em duas modalidades: à vista com desconto de 3%, ou parcelado em 5 vezes sem juros, emitindo a guia com vencimentos em janeiro, fevereiro, março, abril e maio. Para veículos adquiridos em anos anteriores a 2022, a cobrança se inicia em janeiro, e a alíquota é de 3,5% ou 1% do valor do veículo.

COMO PAGAR

Para efetuar o pagamento na nova modalidade, basta o contribuinte abrir o aplicativo do seu banco, escolher a opção em que é possível pagar um débito com PIX e apontar a câmera do celular para o QR Code, que estará no canto superior direito do documento.

CONSULTA

Desde 2020, os contribuintes não recebem mais o boleto em casa para pagar o IPVA, nem qualquer outro tipo de correspondência. Para emitir a guia, é preciso acessar esse SITE (oficial da Secretaria de Estado da Fazenda). Será necessário inserir o número do Renavam, que consta no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). A emissão já está disponível desde o dia 4 de janeiro, pelo Portal do IPVA.

CAIXAS

Com o número do Renavam, também é possível pagar o imposto diretamente nos caixas ou canais de atendimento de sete bancos credenciados: Banco do Brasil, Itaú, Santander, Bradesco, Sicredi, Banco Rendimento e Bancoop.

Pela página da Secretaria de Estado da Fazenda o contribuinte também tem acesso a outros serviços do IPVA, como pedidos de isenção e imunidade, regularização de débitos e revisão do valor venal, além de receber atendimentos pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão.

PAGAMENTO NO CRÉDITO

Ainda em 2022, também será possível pagar a guia pelo cartão de crédito. A nova modalidade está passando por ajustes finais e, em breve, estará disponível. Essa é mais uma novidade dentro da política de modernização do IPVA no Paraná, que incluiu o aumento no parcelamento para cinco vezes; até o ano passado, o parcelamento máximo era de três meses.

SOBRE O IPVA

O Estado destina 50% do valor arrecadado com o IPVA para o município de emplacamento do veículo. Sua arrecadação é utilizada para custear investimentos públicos como educação, saúde, segurança e transporte. A quitação do IPVA também é requisito obrigatório para emissão do certificado de licenciamento de veículo pelo Detran/PR.

PRAZO DE PAGAMENTO

À VISTA (com bonificação de 3%)

FINAL DE PLACA / VENCIMENTO:

1 e 2 - 17/01

3 e 4 - 18/01

5 e 6 - 19/01

7 e 8 - 20/01

9 e 0 - 21/01

PARCELADO (sem bonificação)

FINAL DE PLACA / VENCIMENTO

1 e 2: 17/01 - 17/02 - 17/03 - 18/04 - 17/05

3 e 4: 18/01 - 18/02 - 18/03 - 19/04 - 18/05

5 e 6: 19/01 - 21/02 - 21/03 - 20/04 - 19/05

7 e 8: 20/01 - 22/02 - 22/03 - 22/04 - 20/05

9 e 0: 21/01 - 23/02 - 23/03 - 25/04 - 23/05

PAGAMENTO COPEL

O novo sistema de transferências e pagamentos que ganhou amplo uso entre os brasileiros agora serve também para quitar as contas de luz da Copel. A empresa iniciou a implantação do QR Code nas faturas de energia, para pagamento via PIX, tanto na versão impressa quanto na digital. A operação é prática, e a baixa acontece em poucos minutos.

Lançado há pouco mais de um ano, o sistema PIX já conta com 117 milhões de usuários e 381 milhões de chaves cadastradas em todo o Brasil, de acordo com o Banco Central. Um estudo realizado pela associação Zetta alguns meses após o lançamento já apontava que 81% dos optantes do sistema declaravam usá-lo para a finalidade de pagamento, índice próximo do alcançado pelo cartão de débito (85%) e do dinheiro vivo (84%).

O superintendente comercial em exercício da Copel, Thiago Rodrigues Puchta, destaca que a abertura de mais uma opção de pagamento vai ao encontro das práticas comerciais mais modernas do mercado. “Queremos que nosso cliente possa cada vez mais solicitar qualquer um dos nossos serviços e inclusive pagar sua conta de luz sem precisar enfrentar fila ou burocracia”, comenta.

Para garantir a segurança na hora do pagamento, é importante a conferência da tela de revisão oferecida pelos aplicativos das instituições bancárias. O PIX é destinado à “Copel Distribuicao SA”. O cliente pode ainda verificar o CNPJ da empresa e o número da fatura que está sendo paga. Na fatura digital e segunda via, o número consta no cabeçalho. Já nas faturas impressas de casa em casa, ele fica no rodapé da conta.


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Adeus Carolaine

Matheus Reynauld

top2
2. Estátua Viva

Os Remanescentes

top3
3. ARRANHÃO

Henrique e Juliano

top4
4. Sigilo

Guilherme e Benuto

top5
5. Antes

Alan e Aladim

top6
6. Beijo do Vampiro

Os Barões da Pisadinha, Wesley Safadão

top7
7. Do Fundo da Grota

Baitaca

top8
8. Velho casarão

Teixeirinha

top9
9. Made In Grota

Grupo Portal Gaúcho

top10
10. A Mulherada tá Mandando

Grupo Jeito Guri


Anunciantes