Hoje é comemorado 129 anos do Cerco da Lapa

  • 09/02/2023
  • 0 Comentário(s)

Hoje é comemorado 129 anos do Cerco da Lapa

A Lapa teve papel fundamental na consolidação da República Federativa do Brasil

Neste dia 9 de Fevereiro completam 129 anos de um dos grandes episódios que marcou a vida dos lapeanos e a história do município, o Cerco da Lapa.

Um episódio militar que ocorreu durante a Revolução Federalista em 1894, quando a cidade de Lapa se tornou arena de um sangrento confronto entre as tropas republicanas, os chamados pica-paus (legalistas), e os maragatos (federalistas), contrários ao sistema presidencialista de governo.

O feito demonstrou grande heroísmo, pois eram aproximadamente 600 defensores, dentre militares, policiais e civis, que resistiram bravamente por 26 dias contra aproximadamente 2.000 atacantes a comando de Gumercindo Saraiva.

Por volta das 10h30, desta quinta-feira, uma solenidade Cívico Militar em Honra aos 129 anos do Cerco da Lapa será realizada no Pantheon dos Heroes.

Dia Nacional do Cerco da Lapa

No final do ano de 2017 o então Presidente Michel Temer sancionou a Lei 13.570/2017 instituindo a data de 9 de fevereiro como Dia Nacional do Cerco da Lapa. A propositura partiu do ex-vereador Celio Guimarães (PV).

Esta lei ressalta a importância de nossa cidade em relação à república, pois dá ênfase a um dos momentos mais relevantes vivenciados pelos lapeanos, carregado de história, bravura, singularidade e valor.

UAL apresenta “O Último Ato” no Cerco Da Lapa

No sábado (11), às 20h, e no domingo (12), às 19h30, a União dos Artistas Lapeanos (UAL), apresentará o espetáculo “O Último Ato”. O espetáculo alusivo ao Cerco da Lapa é um projeto que demandou um longo processo de criação. Para a edição de 2023, a produção teve início no primeiro semestre de 2022 com a elaboração do roteiro, organização de equipe de produção, seleção do elenco e buscas de parcerias, com início dos ensaios no mês de setembro.

“O Último Ato” traz a história de Felipe e Rosalinda, dois jovens moradores da tranquila Lapa do Século XIX, que vivenciam um encontro de almas num primeiro olhar trocado entre os camarotes do Theatro São João. Os personagens enfrentam as inquietudes e desafios típicos da juventude e tem as suas vidas transformadas com a chegada de uma revolução armada na cidade.

Inspirado nas clássicas farsas teatrais, a peça traz o colorido e a leveza das produções UAL e faz uma homenagem aos espetáculos mambembes, através da figura do Velho São João, que se faz presente ao longo de toda a história, convidando os espectadores a embarcar numa jornada de reflexão e encantamento.



#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Anunciantes